Extrato/Molho de Tomate Caseiro

Deborah é muito alérgica e não pode consumir nada enlatado. É claro que a gente teve que se adaptar, porque é melhor que a gente consuma tudo igual a ela. Seria chato a gente se sentar à mesa e ela ficar olhando a gente comer o que ela não pode. Então os enlatados nem entram aqui em casa. Como não dava prá ficar sem consumir molho de tomate, a gente prepara em casa mesmo com uma receita simples que Josi inventou. Demora um pouco, mas é muito simples e saudável.

Ingredientes: 
  • 12 tomates maduros 
  • 1 cebola média 
  • 3 dentes de alho


Modo de Preparo: 

  1. Retire o "umbigo" do tomate e corte-os em 4, corte as cebolas em pedaços grandes e o alho em pedaços pequenos. Junte-os em uma panela e leve ao fogo. Cozinhe com a panela parcialmente tampada e de vez em quando mexa e amasse um pouco os tomates com uma colher de pau
  2. Quando estiverem cozinhados e quase desmanchados, bata no liquidificador e depois coe. 
  3. Leve ao fogo baixo e cozinhe com a panela parcialmente tampada até que engrossem, caso queira extrato de tomate. Caso queira molho de tomate, não precisa engrossar.
  4. O extrato de tomate estará pronto quando mexendo com uma colher de pau, aparecer o fundo da panela.
  5. Espere esfriar e ponha em um pote com tampa e guarde na geladeira.

Obs: Se vc quiser molho de tomate, o segundo cozimento deve ser por pouco tempo. Caso queira extrato de tomate, deixe-o cozinhando por mais tempo até que fique bem grosso. O extrato rende menos mas dura mais tempo na geladeira.

Um comentário:

  1. Sou principiante e não entendi porra nenhuma. "Junte-os em uma panela e leve ao fogo", sem água ? E apele, vai com pele o seu molho??? perdi meu tempo aqui.

    ResponderExcluir