Medalhões de Mignon ao Molho Ferrugem

Essa receita era, na verdade, de Medalhão de Mignon ao Molho Madeira, mas apenas o vinho produzido na Ilha da Madeira, em Portugal, leva esse nome. O mesmo acontece quando usamos um vinho tinto, mas leva o nome de molho ferrugem. Bem, esse Medalhão de Mignon ao Molho Ferrugem foi servido com Arroz a Piamontese, que sofreu uma pequena adaptação devido às alergias da minha filha. Ficou muito gostoso e se eu não tivesse avisado, muita gente não ia perceber. O arroz à piamontese é o acompanhamento perfeito para medalhões de mignon ao molho ferrugem.


Medalhões de Mignon ao Molho Ferrugem

Ingredientes:
  • Filé mignon
  • 1 Cebola picada
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de Farinha de trigo
  • 1 xicara de vinho tinto
  • Sal e pimenta do reino a gosto


Modo de Preparo:
  1. Ao comprar carnes, faça limpeza de gorduras, pelancas, etc. Coloque um pouco de alho para fritar e coloque a limpeza da carne (sem o eventual sebo) para fritar bem, quase queimando, coloque cebola, deixe fritar bem. Acrescente água à vontade, o caldo de carne, de preferência com pouco sal, e deixe ferver bastante, até os pedaços de carne frita começarem a desmanchar. Coe, deixe esfriar para retirar o excesso de gordura retempere e guarde.
  2. Corte os medalhões com dois dedos de largura e tempere com sal e pimenta. 
  3. Coloque uma frigideira no fogo alto e coloque um fio de óleo. Espere esquentar um pouco e coloque os medalhões.
  4. Na mesma panela em que grelhou os medalhões, coloque 2 colheres de sopa de manteiga e acrescente uma cebola picada.
  5. Quando a cebola estiver quase dourando coloque uma colher se sopa de farinha de trigo. Não dissolva a farinha de trigo em nada antes de colocar na frigideira, pois ela precisa fritar. A farinha não vai empelotar.
  6. Despeje aos poucos - e sempre mexendo - o vinho tinto e deixe ferver.
  7. Acrescente agora meia xícara do caldo que preparou com a limpeza das carnes (gorduras e pelancas). Mexa e deixe ferver novamente, prove e veja se precisa de sal.
Obs1: se vc preferir, em vez de preparar o caldo com a limpeza de carnes, vc pode colocar um cubinho de caldo de carne da marca da sua preferência. Coloque o cubinho quando colocar as cebolas e depois de colocar o vinho coloque meia xícara de água. Eu faço o caldo de carne partindo da limpeza das carnes porque a minha filha tem alergia aos cubinhos. 

Obs2: os medalhões foram servidos com arroz à piamontese (receita em Acompanhamentos)


2 comentários: